A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais antiga e conhecida no mundo. Uma maneira de eternizar na pele ideais, crenças ou valores, através de símbolos, frases, e as mais diversas artes. Entretanto, também existem muitas pessoas que se tatuam apenas por estilo. Nesse artigo nós vamos trazer as melhores ideias de tatuagem masculina e abordar tudo sobre a historia da tatuagem. Além disso, vamos te dar dicas de como escolher a sua primeira tatuagem, os cuidados necessários para manter as tatuagens e alguns fatos interessantes sobre a tatuagem na historia. Confira!
Historia da tatuagem
Os registros nos mostram que a prática de marcar a pele com tatuagem e tão antiga quanto a própria humanidade. Em primeiro lugar, a tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais antiga e conhecida no mundo. Trata-se de uma arte permanente, feita com a aplicação de pigmentos na região subcutânea da pele. As tatuagens durante muito tempo, foram completamente irreversíveis. Porém, atualmente existem formas seguras e eficazes de remover a tatuagem da pele.
São vários os motivos que nos levam a cultuar essa prática, como homenagear pessoas queridas, expressar ideais e valores ou apenas por estilo. Entretanto, as primeiras tatuagens eram feitas em sua grande maioria em rituais religiosos, como rituais para fertilidade por exemplo.
Origem da tatuagem
Os primeiros registros arqueológicos ligados a tatuagem são muito antigos, datados do ano de 4000 a 2000 antes de Cristo. Essa descoberta se deu após arqueológicos terem encontrado diversas múmias tatuadas em sítios arqueológicos em vários lugares do mundo. Um dos registros mais antigos foi encontrado em uma múmia congelada com aproximadamente 5,3 mil anos de idade, encontrada nos Alpes em 1991. A múmia que possui linhas azuis marcadas em seu corpo pode ser o vestígio de tatuagem mais antigo já encontrado.
Múmias tatuadas
Dentre as múmias tatuadas encontradas em sítios arqueológicos na Groelândia, no Alasca, na Mongólia, na Sibéria, no Egito, no Sudão, nas Filipinas e nos Andes, se destaca uma múmia egípcia feminina. A múmia chamada de Amunet, viveu entre os anos de 2160 a 1994 antes de Cristo e apresentava traços e escritas na região do abdome. Nesse sentido, arqueológicos identificaram que as tatuagens no antigo Egito poderiam ter ligação com cultas a fertilidade. Além disso, as tatuagens eram usadas também como forma de identificação entre grupos sociais, marcação de prisioneiros e até mesmo como ornamentação, simplesmente para enfeitarem o corpo.
Origem do nome tatuagem
Quando o navegador inglês chamado James Cook realizou uma expedição para a Polinésia, ele registrou em seu diário de bordo: “Homens e mulheres pintam o corpo. Na língua deles, chama isso de tautau. Injetam pigmento preto sob a pele de tal modo que o traço se torne indelével.” O nome veio do barulho produzido pelos materiais usados na confecção das suas tatuagens. Entretanto, não podemos dizer que esse povo foram os primeiros a desenvolverem esse tipo de hábito. Contudo, foram os marinheiros ingleses que difundiram o hábito de se tatuar pelo mundo, por meio desse contato com os polinésios. Em seguida, surgiram as tatuagens como feras do mar, caveiras e embarcações que refletiam as aventuras desses homens pelo mar.
As primeiras tatuagens no Brasil
Já no Brasil, muitas tribos indígenas tinham o hábito de tatuar o corpo. Os waujás e os kadiwéus são um exemplo de povos indígenas brasileiros que utilizavam pinturas definitivas no corpo para rituais de passagem e como adoração a alguns elementos da natureza.
Tatuagens eram mal vistas
Foram os mesmos marinheiros, pessoas com pouca condição financeira e sem relevância social que fizeram a tatuagem ser difundida entre os guetos, prostíbulos e tavernas, frequentados por pessoas de baixa condição financeira. Esse tom de margilanidade nas tatuagens, fazia com que pessoas tatuadas fossem uma presença garantida em show circenses da época, os chamados “shows de horrores”. Foi depois da metade do século 20 que as tatuagens incorporaram os ideais da cultura ocidental se tornando um símbolo de ousadia e personalidade.
Atualmente, as tatuagens são símbolo de personalidade, liberdade e estilo. Quem se tatua busca uma forma de reforçar o que pensa sobre determinado assunto, ou ideal. Uma forma de eternizar na pele algo que acredita, que busca, ou apenas por motivos estéticos, já que as tatuagens trazem contigo muito estilo.
Pensando nisso, o Blog Masculino separou as melhores ideias de tatuagens masculinas para você se inspirar, e em seguida, algumas dicas de como cuidar da sua tatuagem.
Ideias de tatuagem masculina
Confira algumas ideias de tatuagem masculina que separamos:
Cuidados com a tatuagem
Agora que você já conferiu algumas inspirações e ideias de tatuagem masculina, está na hora de aprender a cuidar das tatuagens. Confira algumas dicas de cuidados com a tatuagem para manter ela sempre bonita e viva na pele:
Cuidados antes de fazer a tatuagem
- Mantenha a pele bem hidratada: o ideal é usar um creme hidratante duas vezes ao dia.
- Evite bronzeamento: o bronzeamento altera a pigmentação da pele e isso irá fazer a tinta reagir de forme diferente na sua derme.
- Evite esfoliar a pele: Esfoliar a pele irá agredir a região da sua nova tatuagem, então evite produtos esfoliantes até três dias antes de se tatuar.
Como cuidar da tatuagem nos primeiros dias
- Limpeza: A sua nova tatuagem deve ser limpa com sabão neutro de duas a três vezes ao dia.
- Não esfregue: Esfregar ou pressionar o local da tatuagem pode agredir a pele e danificar a tatuagem recém feita, portanto, limpe a tatuagem com sabão neutro, apenas passando a mão de forma delicada sobre ela.
- Evite praia e piscina: Evite praia e piscina nos primeiros 7 dias da tatuagem para ela não perder os pigmentos e desbotar. O maior erro que se comete após fazer uma tatuagem e expor a pele a água salgada ou com cloro.
- Evite a exposição ao sol: Nos primeiros 7 dias é muito importante que você evite expor a tatuagem ao sol.
- Pomadas cicatrizantes: Use pomadas específicas para ajudar na cicatrização adequada da tatuagem.
Como escolher a sua primeira tatuagem
Busque referências:
Uma tatuagem é uma arte eternizada na pele, e mesmo tendo a possibilidade de ser removida no futuro, não vale a dor de cabeça. Senda assim, busque muitas referências antes de escolher a sua primeira tatuagem. Além disso, tira um bom tempo e reflita sobre a arte escolhida e o local do corpo levando em consideração o estilo de tatuagem escolhido e o tema. No futuro você pode querer fazer outras tatuagens e tendo isso em mente, fica mais fácil se decidir entre os diversos estilos de tatuagem que existem.
Estilos de tatuagens
Existe vários estilos e técnicas diferentes de tatuagens, e escolher o estilo da sua tatuagem é muito mais importante do que você imagina. Principalmente se for a sua primeira tatuagem. Se você fizer uma tatuagem no estilo fine line (traço fino) por exemplo, no futuro, se você decidir fazer outra tatuagem próxima a primeira, terá que escolher o mesmo estilo de tatugem para que elas fiquem harmônicas entre si. Portanto, é importante ter isso em mente antes de se tatuar, principalmente se você pensa em fazer mais tatuagens no futuro.
Escolha do profissional
Uma das partes mais importantes quando o assunto é tatuagem, é a escolha do profissional. Como vimos antes, existem diferentes estilos de tatuagem e cada profissional é especializado em um estilo e possuiu as suas características únicas. Sendo assim, procure em primeiro lugar um profissional qualificado e com boas recomendações, e em segundo lugar, um profissional especializado no estilo de tatuagem que você escolheu.
Ideias de tatuagem masculinas
Agora que você já sabe muito mais sobre tatuagens, dê uma olhada em mais algumas inspirações, que vão te ajudar a escolher a sua primeira ou próxima tattoo.
Inspirações de tatuagem masculina 2024