Cabelo Grande Masculino Na Historia

Historia do cabelo grande masculino

Hoje o Blog Masculino vai te apresentar alguns fatos interessantes sobre cabelo grande masculino na historia:

O cabelo curto para homens e cumprido para mulheres pode ate parecer algo comum hoje em dia. Mesmo com a crescente quebra desse estereótipo onde os homens usam cada vez mais o cabelo grande, o comum na sociedade é que homens tenha cabelo curto e mulheres cabelo cumprido. Entretanto, nem sempre foi assim na historia do cabelo masculino. Em outras palavras, a realidade é que o cabelo curto para homens e comprido para as mulheres é uma tradição recente. Contudo, o cabelo grande masculino sempre esteve muito mais presente na historia do que se imagina.

Historia do Cabelo Grande Masculino

1- Um Costume Antigo

Historia do Cabelo Grande Masculino

O cabelo grande masculino sempre foi símbolo de poder, força e status em diversas sociedades e culturas ao redor do mundo. A princípio, na Grécia antiga, o cabelo grande masculino era retratado em inúmeras esculturas, representando os seus Deuses. As crianças espartanas constantemente cortavam o cabelo, mas na medida em que fossem ficando mais velhas, deixavam o cabelo crescer. Além disso, os cidadãos de Atenas usavam cabelo comprido para não serem confundidos com escravos, que eram obrigados a usar cabelo curto na época.

2- Os Vikings

vikings hidtoria do cabelo grande masculino

Quando se fala nos Vikings, nos vem em mente a imagem estereotipada de homens fortes, com cabelo grande e barba, além dos capacetes com chifres. Entretanto, os chifres, foram uma invenção medieval usada para comparar os Vikings com o Diabo. Já o cabelo longo era sim símbolo de poder e força para esse povo. Uma evidência disso, foi o fundador e primeiro rei Harald I da Noruega, que foi apelidado de Haraldr Belos-Cabelos ou Haroldo Cabelo Belo (em nórdico antigo: Haraldr Hárfagri: em norueguês: Harald Hårfagre; 850 – 943). Os vikings além de usar o cabelo longo como símbolo de força e poder, também criaram penteados que são tendências até hoje, como as tranças vikings e o undercut (cabelo raspado nas laterais).

3- Deuses de Cabelo Grande

Deus grego cabelo grande masculino

Na mitologia grega os Deuses gregos eram divindades da religião tradicional da Grécia antiga. Os gregos acreditavam que os Deuses tinham aparência humana, incluindo sentimentos humanos como alegria, ódio, etc. Eles interferiam diretamente na vida dos humanos e viviam no Monte Olimpo. Nesse sentido, os gregos eram politeístas e acreditavam em vários deuses, além de seres sobrenaturais e imortais que representavam as forças da natureza. Além disso os Deuses também representavam valores importantes para os gregos como justiça e a beleza. Dessa forma, os Deuses masculinos eram representados por homens fortes e na sua maioria com cabelos longos, que eram referencia de beleza, força e poder para todos os homens.

3- Os Reis de Cabelo Grande

Historia do Cabelo Grande Masculino

A dinastia merovíngia governou a França atual no entre os séculos V e IX. Eles eram citados como “os reis de cabelos longos” por não cortarem o cabelo. Os líderes francos usavam o cabelo longo como distinção do cabelo dos romanos e do clero. Bem como Clódio (ca. 386 — 450) ou O Cabeludo, que foi um rei semi-lendário dos francos salianos da dinastia morovíngia, que usava cabelo grande. A obsessão com o cabelo longo era tanta que um membro da família real de cabelo curto não teria direito ao trono.

4- Sansão

Sansão história do cabelo grande masculino

Outra história que retrata bem o cabelo grande como símbolo de poder e força é a de Sansão. O relato bíblico conta que Sansão era dotado de uma força sobre-humana, força que usou para se defender de seus inimigos e até mesmo despedaçar um leão usando as próprias mãos. Entretanto, Sansão tinha sua força ligada aos cabelos longos, e se seu cabelo fosse cortado, Sansão perderia sua força. Então, Sansão foi traído por sua amante Dalila, que deu ordens para que seus servos cortassem o cabelo de Sansão enquanto ele dormia. Logo após, Sansão foi capturado, teve seus olhos arrancados e foi obrigado a moer grãos em Gaza. Nesse meio tempo, o cabelo de Sansão voltou a crescer e com isso sua força também voltou. Com seus cabelos longos e sua força novamente, Sansão conseguiu derrubar os pilares onde estava acorrentado, matando a si mesmo e todos os seus inimigos.

5- Júlio César e o Cabelo Curto

Júlio Cesar historia do cabelo grande masculino

Caio Júlio César foi um líder militar e político romano que ficou marcado como uma das figuras mais importantes da época. Ainda mais, é tido por muitos acadêmicos como um dos maiores comandantes militares da história. Nesse sentido, Júlio César está associado diretamente com o costume de hoje em dia de que homens usam cabelo curto e mulheres usam cabelo longo. Pois foi após o ditador romano obrigar os seus soldados a manterem os seus cabelos curtos que o cabelo curto passou a ser adotado por todos os homens, inclusive civis. Ou seja, foi depois de Júlio César que essa cultura se normalizou em várias regiões do mundo.

6- Cabelo Grande Masculino Atualmente

thor cabelo grande

O cabelo grande masculino atualmente continua sendo visto como símbolo de poder, força e beleza, como retratados em séries e filmes de herois como Thor, Aquaman, etc. Portanto, continua sendo muito usado pelos homens, sendo um corte de cabelo clássico e atemporal!

Veja um post sobre cortes de cabelo grande masculino para se inspirar e deixar o cabelo crescer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top