Se o seu cabelo tem muito frizz e fica com aqueles fios arrepiados, o Blog Masculino trouxe várias dicas para acabar de uma vez por todas com esse problema. Então descubra agora como acabar com o frizz do seu cabelo:
O que causa o frizz?
O frizz no cabelo ocorre quando os fios estão desalinhados, causando uma aparência bagunçada e desordenada. Isso acontece quando as cutículas dos fios estão danificados e abertas, então, a umidade do ambiente consegue penetrar nos fios, resultando o frizz. Aqui estão alguns fatores que podem causar o frizz:
Ressecamento
A falta de hidratação e nutrição deixa os fios ressecados e mais propensos ao frizz.
Calor excessivo
O calos excessivo do secador e da chapinha agridem a estrutura do cabelo, deixando os fios com as escamas abertas, causando o frizz.
Água quente
Lavar o cabelo na água quente também é um fator prejudicial para os fios. Do mesmo modo do secador e da chapinha, a água muito quente contribui para que o cabelo fique ressecado, poroso e com as cutículas abertas, causando muito frizz.
Atrito
O atrito constante do cabelo com tecidos ásperos também contribui para o frizz.
Eletricidade estática
A eletricidade estática é um outro fator causador do frizz. Um exemplo disso é quando você pega uma bexiga cheia e esfrega no cabelo, em seguida os seus fios vão estar todos espetados para cima. Isso também pode acontecer com escovas e pentes de determinados materiais.
Dicas para acabar com o frizz do seu cabelo
Pensando em resolver de uma vez por todas o problema do frizz no cabelo, o Blog Masculino separou algumas dicas matadores, confira:
Óleo capilar pós banho
O óleo capilar é responsável por nutrir os fios e selar as cutículas, sendo um grande aliado contra o frizz. Uma dica para acabar com o frizz de vez é usar algumas gotas de óleo capilar logo após lavar o cabelo com os fios ainda úmidos. O óleo vai agir como um condicionador a seco, nutrindo e selando as escamas do cabelo, eliminando o frizz.
A escolha ideal para esse tratamento são óleos mais leves, para não deixar os fios pesados. Você pode encontrar o óleo capilar que indicamos acima na amazon com melhor preço. Vamos deixar o link do óleo no botão abaixo:
Fronha de cetim
As fronhas feitas de cetim são excelentes aliadas para evitar o frizz do cabelo. Por serem feitas com um tecido leve que não causam atrito, elas eliminam o atrito entre o cabelo e o tecido. Esse cuidado na hora de dormir vai eliminar o seu frizz de vez.
O Blog Masculino encontrou a fronhah de cetim da imagem acima na Amazon com o menor preço. Vamos deixar o link da fronha no botão abaixo:
Condicionador
O condicionador é responsável por fechar as cutículas dos fios que foram abertas pelo shampoo na hora da lavagem. O uso dele é fundamental para condicionar e proteger os fios em todas as vezes em que você lavar o cabelo com shampoo. Entretanto, tem pessoas que acham que não é preciso usar o condicionador quando já usou a máscara de hidratação achando que só a máscara já é suficiente. Isso é um erro grave, pois a proposta dos produtos são completamente diferentes. Enquanto a máscara de hidratação devolve a água e os nutrientes para os fios, o condicionador sela as cutículas do cabelo. Sendo assim, é fundamental usar o condicionador mesmo quando já usou a máscara de hidratação.
Não esfregar a toalha no cabelo
Por mais simples que pareça, também existe uma forma correta de secar o cabelo com a toalha. Como vimos antes, a ideia para não ter frizz é evitar o atrito do cabelo. Então, na hora de secar o cabelo com a toalha, evite ao máximo esfregar os fios. A forma correta, é enrolando a toalha nos fios e apertando levemente. Assim, a toalha consegue absorver a água do cabelo, sem causar muito atrito. Essa é uma dica muito simples mas que com certeza vai fazer muita diferença no aspecto do seu cabelo depois que secar.
Seguindo as dicas acima você vai acabar com o frizz de uma vez por todas. Entretanto, é necessário já estar seguindo uma rotina de cuidados com o cabelo como:
- Lavar o cabelo com a frequência correta;
- Usar os produtos certos para o seu tipo de cabelo;
- Usar os produtos da forma correta;
- Hidratar o cabelo pelo menos 1 vez por semana;
- Fazer um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução;
Todos esses cuidados básicos fazem toda diferença no aspecto e na saúde do seu cabelo.