Usar gelo no rosto para amenizar inchaços, diminuir olheiras e reduzir os poros é um truque antigo, originário na cultura oriental. Mas será que gelo no rosto faz bem? Esse truque voltou a fazer sucesso depois de ser resgatado por criadores de conteúdo que viralizaram a técnica nas redes sociais com o termo “skin-icing”
Mas como toda dica caseira, é necessário pesquisar a fundo antes de sair testando na própria pele.
Pensando nisso, nós do Masculino, criamos esse artigo para contar os benefícios reais que o gelo traz para o seu rosto, quais os cuidados que você deve tomar ao utilizar e também reunimos várias dicas de como usar essa técnica da maneira correta e com segurança:
Gelo no rosto faz bem?
A resposta para essa pergunta é, sim! O gelo traz inúmeros benefícios para a pele. Não é à toa que a prática é uma conhecida técnica da cultura oriental, que acreditava ser possível retardar o envelhecimento da pele ao aplicar o gelo sobre as linhas de expressão do rosto. Com o passar do tempo, tornou-se popular em todo o mundo e hoje se tornou viral novamente nas redes sociais.
Como o gelo age no rosto
O que acontece na verdade é uma reação chamada vasoconstrição, ou seja, a compressão dos vasos sanguíneos. Isso é quando os vasos sanguíneos são comprimidos, as glândulas sebáceas passam a trabalhar mais devagar e os poros não precisam dilatar tanto para enviar o sebo para as camadas superficiais da pele.
Benefícios de usar gelo no rosto
Usando as técnicas que vamos te ensinar a seguir todos os dias, se obtém benefícios como:
- Redução das olheiras;
- Redução do inchaço;
- Poros menos dilatados;
- Diminui a vermelhidão do rosto;
- Diminui a inflamação causada por acnes;
- Reduz a oleosidade da pele;
- Aumento da produção de colágeno da pele;
- Prepara a pele para a maquiagem.
Como usar gelo no rosto
Apesar de oferecer vários benefícios, a maior preocupação ao utilizar essa técnica é em relação às queimaduras que o gelo pode causar. Por isso, a dica é aplicar fazendo movimentos circulares leves e não deixar o gelo parado sobre o mesmo local durante muitos segundos, pois isso pode causar queimaduras e alteração da pigmentação da pele.
Antes de aplicar, lembre-se também de higienizar o rosto muito bem.
Além disso, também vale lembrar que tudo em excesso pode ser ruim. Por isso, faça o procedimento uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. E não demore mais do que 2 minutos para concluir o processo.
Dicas para usar o gelo no rosto
O Lucas Martins @lucasmartinsoff fez um vídeo ensinando um ótimo truque com o frasco da manteiga de cacau vazia.
No vídeo, ele usa o recipiente da manteiga de cacau para colocar água potável, e depois leva ao congelador por algumas horas.
Depois de algum tempo, é possível usar o bastão de gelo que se formou diretamente no rosto com muito mais facilidade do que da maneira convencional, que seria aplicar uma pedra de gelo comum na pele.